480 Views |  Like

5 dicas para recuperar cabelos danificados no verão

Saiba como se proteger e veja 5 cuidados para salvar os fios danificados pelo excesso de sol

Que a exposição excessiva a sol provoca danos nos cabelos todos sabem. Agora, quais são exatamente esses danos? Os raios UVA são responsáveis pela oxidação dos pigmentos capilares naturais (melanina) e os sintéticos presentes em colorações, causando o desbotamento dos fios. Já os raios UVB, atingem a matriz onde estão as células do córtex, sendo os principais responsáveis pela degradação da queratina – proteína dos cabelos. O que compromete a saúde da haste capilar, tornando os fios quebradiços e ressecados.

Por conta dessas ações nocivas, é necessário utilizar fatores de proteção sempre que estiver exposto ao sol, principalmente, durante o verão. Atualmente, já existem xampus, condicionadores, cremes sem enxágue e finalizadores com proteção solar, além de produtos específicos que possuem moléculas com carga positiva, que em contato com a carga negativa presente nos fios, criam uma espécie de película protetora para o cabelo. De acordo com Sônia Albaneja, docente do curso de Visagismo e Terapia Capilar da Anhembi Morumbi, na hora de se proteger do sol o que vale mesmo é caprichar no leave-in. “Mas vale lembrar que chapéus ou lenços são grandes aliados para a proteção contra a radiação solar”, completa.

Agora, para quem se descuidou dos cabelos durante o verão e está com os fios danificados, a especialista deixa algumas recomendações:

Cuidados Diários

Aposte no uso de produtos que possuem propriedades condicionantes, como cremes com queratina, aminoácidos e proteínas que reconstituem os fios. Outras opções são produtos à base de óleos hidratantes de frutas e sementes e os reparadores de pontas, que vão reduzir a aparência ressecada, devolvendo o brilho e maleabilidade aos cabelos.

Corte em dia

O ressecamento dos fios, causados pelos efeitos nocivos do verão aumenta a quantidade de pontas duplas. Para minimizar a aparência de cabelo mal tratado, mantenha os fios bem cortados.

Minimize o desbotado

O desbotamento dos cabelos naturais é irreversível, visto que a melanina foi oxidada pela ação do sol e, assim como nos cabelos coloridos, um bom tonalizante vai devolver as características perdidas da cor natural ou artificial.

Alimente-se bem

Uma boa alimentação, a ingestão de água e cuidados diários com os cabelos sempre prevenirá ou amenizará os possíveis danos causados durante o verão.

Couro cabeludo

Lembre-se de que o couro cabeludo é pele, então, ele também deve ser protegido do sol. Caso haja lesões no couro, causadas pelos raios solares, procure a ajuda de um especialista, que recomendará o tratamento adequado para seu problema.