533 Views |  Like

Como cuidar da pele no inverno

Saiba como lidar com a pele no inverno, para evitar complicações

Por mais que no inverno haja menos incidência de sol e menor preocupação com insolações e irritações, a estação também inspira cautela com a pele. Fatores climáticos como o vento frio no rosto e a falta de umidade são alguns pontos a se considerar. Entre os hábitos típicos da temporada, pouca hidratação e abuso de banhos muito quentes e demorados também podem provocar irritações na pele.

Para manter a pele sempre bonita e saudável, é importante tomar alguns cuidados e rever a rotina diária durante o inverno. “Nessas ocasiões, o uso de buchas, esponjas, esfoliantes ou o excesso de sabonete danifica o manto lipídico, uma barreira de gordura natural que não deixa a pele ressecar, perder água e ainda oferece uma flora benigna, que a protege de infecções”, diz Márcia Grieco, dermatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

Segundo a médica, essa época ainda pode favorecer o surgimento de doenças como eczemas, que deixam a pele ressecada, com áreas de vermelhidão e aspereza.

Mas, é possível driblar essas situações de maneira simples e ter uma pele bem cuidada depende muito de você, por isso a dermatologista cita algumas atitudes para serem tomadas já!

Confira o check list dos cuidados para ter com a pele:

  1.        Evite banhos muitos quentes e demorados;
  2.        Não use buchas, esponjas nem esfoliantes durante o banho;
  3.        Não tome banho de banheira e evite prolongar o tempo sob a água quente;
  4.        Hidrate bem a pele após o banho. “Há várias substâncias como ureia, ceramidas e lactato de amônio, entre outras, que são higroscópicas e devolvem maciez e proteção à barreira lipídica.” Em casos de eczemas, o uso de cremes com corticoides e anti-histamínicos (antialérgicos) deve ser considerado para aliviar a coceira, além de outros tratamentos específicos;
  5.        Evite usar cremes ou loções com corantes ou perfumes;
  6.        Use sempre sabonetes neutros;
  7.        Se possível, opte por roupas de algodão.