78 Views |  Like

Como proteger o cabelo no outono

Ar seco e alta temperatura desidratam os fios. Confira as dicas para mantê-los saudáveis

Quando o clima mais frio chega, o cabelo já sofreu muito com o excesso de calor do verão. Sol, piscina e mar agridem os fios, por isso se preocupe sempre com o cabelo em qualquer estação do ano. Mas, no outono, o ar fica seco, e a temperatura cai. Consequentemente, os fios ficam ainda mais desidratados e opacos, precisando de mais atenção. Para que seu cabelo fique saudável nesta época do ano, separamos seis dicas de Ronaldo Oliveira, especialista e instrutor da escola de cabeleireiros Infobeleza.
1. Lave o cabelo corretamente

Pode parecer uma dica boba, mas é um passo fundamental para a saúde dos fios. Um dos segredos é desembaraçar o cabelo antes de lavar e nunca aplicar os produtos diretamente nos fios. Aplique-os nas mãos e, aos poucos, espalhe nos fios fazendo movimentos circulares.

2. Atenção à temperatura da água

O friozinho chega, e o banho quente vem junto, mas cuidado. A alta temperatura da água pode retirar a oleosidade natural dos fios e sua proteção, aumentando o ressecamento e até o aparecimento de caspa.

3. Utilize protetores térmicos

Você que sempre usa secador ou babyliss, não se esqueça de utilizar protetores térmicos para a proteção da fibra capilar. Mesmo com a baixa temperatura, é importante a aplicação do produto porque ainda sofre os efeitos do sol e da exposição a ventos. Aplique sempre antes da secagem.

4. Evite excesso de secador e chapinha

Use o secador e a chapinha com moderação, respeitando uma distância de 20 a 30 cm dos fios para que não sejam agredidos. Quando for secá-los, faça movimentos suaves, nos quais consiga secar da raiz às pontas sem causar danos ou até mesmo volume indesejado.

5. Previna-se contra a queda capilar

Nesta época do ano, as pessoas, muitas vezes, deixam de lado os cuidados com o cabelo, que fica frágil, quebradiço e oleoso. Para fortalecer e combater a queda capilar, mantenha-o sempre hidratado, mas cuidado com o excesso de produtos e movimentos agressivos. Trate seus fios sempre com cuidado.

6. Faça uso de produtos específicos para seu tipo de cabelo

Procure um profissional e descubra seu tipo de cabelo e qual o produto adequado para sua necessidade. Depois, utilize os produtos que ele recomendar e não deixe faltar em casa. De qualquer forma, tem alguns produtos que não podem faltar em casa, como: protetores térmicos; máscaras de hidratação; reparadores de pontas; e hidratantes sem enxágue.