5717 Views |  5

Escova Progressiva, vale a pena fazer?

Confira a opinião de uma terapeuta capilar sobre o impacto real das escovas progressivas no cabelo

É comum ouvir de muitos profissionais a indicação para fazer escova progressiva com a promessa de alisar e hidratar os fios. Há quem indique a técnica até para pessoas que já têm os cabelos lisos, com a promessa de redução do volume e do frizz. “O resultado imediato é muito bonito e nenhum outro tratamento fará o efeito da escova progressiva, deixando o cabelo tão liso. Mas, com o tempo, essas substâncias destroem os fios e a raiz”, alerta Patrícia Maciel, tricologista e especialista em terapia capilar. Para ela, com o tempo a escova progressiva acaba com o movimento e com a vida dos fios.

Escova progressiva com ou sem formol?

Atualmente é possível encontrar grande variedade de escovas que garantem não possuir formol em sua composição, são as conhecidas escovas de carbocisteína. Elas são chamadas por vários nomes que fazem alusão a elementos secundários e sem função ativa, como Escova de Chocolate, Escova de Morango, Escova de Cristal… A diversidade de produtos dá um nó na cabeça da mulherada, criando a dificuldade de escolher qual é a mais indicada.

A tricologista, alerta que, mesmo sem formol, esses procedimentos de alisamento não são recomendados. “É impossível alisar o cabelo sem substâncias similares ao formol. Algumas, quando aquecidas, transformam-se em formol e fazem o mesmo efeito”. Ela explica que isso acontece porque o aldeoído, presente nas fórmulas, altera a natureza do cabelo, prejudicando desde a cutícula até a camada externa, responsável pelo brilho e movimento. A ação deste tipo de química alcança até a medula do fio, estrutura mais interna, onde circula o sangue e o oxigênio.

Como esses procedimentos acabam se tornando rotineiros, é necessário ter cautela. Pois, a alteração do DNA do cabelo é prejudicial e deixa os fios mais fracos. Por isso, a especialista enfatiza que se deve procurar um cabeleireiro de confiança, que possa indicar qual processo é ideal para deixar o seu cabelo mais bonito.