862 Views |  Like

Progressiva e coloração: é possível fazer os dois?

Expert orienta como agir no caso de fazer progressiva e coloração 

A escova progressiva é um dos tratamentos mais procurados pelas mulheres. Pois, além de diminuir o volume e deixar os cabelos mais lisos, o processo reduz o tempo de exposição na frente do espelho e evita o estica e puxa da escova. No entanto, a técnica aliada a outros procedimentos, como coloração, pode danificar os fios, dependendo de como for a composição dos produtos aplicados.

Rodrigo Alves, hairstylist do salão Blend Your Mind, explica que ao contrário do que a maioria pensa, é possível realizar a progressiva e a coloração ao mesmo tempo. “Você pode fazer os dois juntos, mas o produto usado para alisar os fios deve ser à base de cisteína, um aminoácido que existe dentro da queratina e que ajuda a soltar as ondas”, recomenda. O especialista afirma que é fundamental evitar o uso de formol na composição da progressiva, pois dificulta a realização de outros processos químicos, como colorações.

Quanto tempo devo esperar?

Para evitar danos, é aconselhável manter um espaço entre a aplicação de uma química e outra. “O intervalo mais apropriado da coloração para a progressiva é de, no mínimo, 5 dias, pois as madeixas ficam mais estabelecidas para receber a cisteína”, ressalta. Contudo, a margem de segurança vai ser definida pelo profissional, diante da análise do fio, até porque a maioria dos cosméticos utilizados para alisar os cabelos pede um período de descanso maior, geralmente entre 15 e 20 dias, entre um procedimento e outro.

A progressiva interfere na cor?

O profissional alerta que a escova progressiva pode mudar a tonalidade dos cabelos, principalmente os loiros. “O uso de prancha acima de 280º graus, que faz parte do processo, pode amarelar os fios”, avisa. Mesmo assim, o cabeleireiro explica que a coloração deve ser feita antes da progressiva. Já os tonalizantes estão liberados, pois são livres de amônia e não tiram o efeito da química. “O tonalizante é amigo dos brancos e pode ser usado normalmente, mesmo com o cabelo com o efeito da progressiva”, salienta.

Progressiva e Ombrè Hair

Para as mulheres que desejam fazer progressiva somente na raiz e investir em um dos looks trend do momento, o ombré hair, Rodrigo Alves explica que o processo pode ser realizado ao mesmo tempo. “Primeiramente descolorimos as pontas (Ombré Hair) e após o término da coloração, realizamos a progressiva na raiz. Para não prejudicar tanto os fios, neste meio tempo, vale a pena fazer um tratamento na extensão das mechas”, acrescenta.

Informações: Blend Your Mind