417 Views |  Like

Proteja os fios no Carnaval

Quem vai aproveitar o carnaval para se divertir nos blocos, desfiles e trios elétricos não pode esquecer de cuidar dos cabelos. Apesar dos fios receberem atenção na hora de fazer o penteado, raramente as pessoas se atentam a cuidados mais específicos. A terapeuta capilar, Renata Franga, explica que para proteger as madeixas é preciso manter alguns hábitos antes, durante e depois da festa.

“Atualmente no mercado é possível encontrar ótimo produtos, como protetor solar para cabelos, que evita as ações do sol”, informa. A especialista recomenda também o uso de óleo essencial, como o óleo de coco e de abacate, contra o suor. “É uma ótima pedida, pois os óleos são antioxidantes e criam uma camada protetora para o fio”, ratifica.

A terapeuta indica o uso de bonés e chapéus para evitar a exposição direta aos raios solares. Porém, apesar de preservarem as madeixas, abafam o couro cabeludo. “Quando estiver embaixo do guarda-sol ou em um local coberto, prefira ficar sem eles”, adverte.

Após a folia, Renata aconselha a higienização do couro cabeludo para eliminar os resíduos. Para isso, a profissional ensina uma dica caseira com alecrim e vinagre.  “Deixe os ingredientes marinarem por um tempo e utilize um algodão para aplicar”, orienta.

Ela também indica uma hidratação natural, levando em consideração o tipo de cabelo, para repor os nutrientes. “Vinagre, alecrim e óleos essências dão um bom resultado, pois higienizam o couro cabeludo, massageiam e hidratam os fios”, ratifica. Outra opção indicada ela terapeuta é a mistura dos óleos a um abacate amassado. “O coco in natura misturado ao seu próprio óleo também traz muitos benefícios, assim como a babosa”, finaliza.