1153 Views |  Like

Qual a ordem correta de aplicação dos produtos para o rosto

São muitos os produtos que temos que usar diariamente no rosto. Protetor solar, sérum, creme anti-idade e maquiagem estão entre os cosméticos mais utilizados. Mas, afinal, qual sequência seguir na hora de aplicá-los?

Veja as dicas da Esteticista e Fisioterapeuta Dermatofuncional consultora da Netfarma, Dra Luciana Coral Fernandes:

Sabe aquela história de a ordem dos fatores não altera o produto? Pois bem, a regra só serve mesmo para a matemática, porque no que diz respeito ao ritual de beleza, a ordem é imprescindível e interfere no resultado. “Um item pode, por exemplo, barrar o efeito do outro, impedindo que seus ativos penetrem na pele”, explica a profissional.

Segundo a especialista, a sequência correta é: lavar, tonificar, hidratar, proteger e depois, por último, se for o caso, maquiar. Decorou? Então, confira o passo a passo abaixo e entenda agora por que essa ordem é tão importante para a sua pele:

Passo a passo da aplicação de produtos para o rosto

Limpeza

Pela manhã, ao acordar, o essencial é limpar a pele. “Só assim ela vai conseguir absorver os produtos que virão depois”, ressalta a especialista. Use um sabonete específico para a área e para o seu tipo de pele. Lave todo o rosto e o pescoço com movimentos leves e circulares.

Tonificação

Essa segunda etapa costuma ser negligenciada. Um erro, pois ela traz inúmeros benefícios ao rosto. “O tônico facial tem a função de complementar a limpeza da pele, regular o pH da área e ainda auxiliar no controle da oleosidade. É ele que dá a sensação refrescante no rosto e ainda facilita a absorção do que está por vir”, adianta o especialista.

Hidratação

Hora de passar o hidratante facial e os cremes anti-idade para a área dos olhos. “Sempre do mais leve para o mais pesado. Caso contrário, os mais densos impedirão que os produtos mais líquidos e finos cheguem à pele”, orienta.

Proteção

A última etapa, mas não menos importante, é o protetor solar. “Se o colocarmos primeiro, ele vai formar uma espécie de barreira, impedindo a absorção dos cremes de tratamento”, esclarece.

Após a sequência, a pele estará pronta para receber a maquiagem. A esteticista ressalta a importância dos cuidados diários para o embelezamento e saúde da sua pele. “Não podemos esquecer de fazer, mensalmente, uma limpeza de pele profissional” finaliza.